Notícias

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Adiamento do início das atividades

Prezados discentes,

Vimos através deste comunicar que por razões alheias à nossa vontade, teremos que novamente adiar o início das atividades letivas do semestre de 2022.2.

A título de esclarecimento informamos que a execução das atividades pertinentes ao programa Universidade Aberta do Brasil – UAB – depende de recursos externos à Universidade Federal do Ceará (são recursos oriundos da Capes) e infelizmente, o departamento da Capes responsável por esse repasse, até o presente momento, não nos deu estimativa de data para o referido pagamento.

Pedimos desculpas por todos os transtornos oriundos de mais este atraso. Assim que obtivermos um retorno da Capes, informaremos sobre a nova data para o início do semestre 2022.2.

Atenciosamente,

Coordenação Geral da UAB na UFC

Novo Cronograma 2022.2 – Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Prezados discentes, tutores, professores coordenadores e formadores, coordenadores de polos, coordenadores de tutoria e coordenadores dos cursos de graduação do programa UAB.

Desde o dia 06 de julho o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal do Ceará conta com uma nova coordenação. O professor Henrique Silva assumiu a coordenação geral do programa UAB, enquanto o prof. Gabriel Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual, assumiu a coordenação adjunta.

Devido a questões legais e operacionais, que já estão sendo tratadas, o semestre 2022.2 sofrerá alterações no seu cronograma de execução de acordo com as seguintes datas:

Início do semestre: 12 de setembro de 2022
Fim do semestre: 16 de janeiro de 2023
Último dia para solicitação de trancamento total: 16 de janeiro de 2023
Prazo final para lançamento de notas: 24 de janeiro de 2023

O adiamento do início de semestre é consequência do atraso no lançamento do edital de seleção de pessoal de tutoria e professores formadores para iniciar as aulas. Estes editais, que deveriam ter sido lançados há alguns meses, em atendimento às normativas da CAPES, já estão em andamento e podem ser acessados no portal do Instituto UFC Virtual (Edital Professores | Edital Tutores).

Sentimos pelos transtornos causados no planejamento de cada um e nos disponibilizamos para esclarecer qualquer dúvida.

 

Cancelamento de Disciplinas Extras 2020.1 – BAGP

Caros alunos,

Foram ofertadas para o semestre de 2020.1  as disciplinas do sétimo semestre (semestre regular) e algumas disciplinas de semestres diversos (extras/irregulares) como forma de adiantamento do curso para alunos que por algum motivo não concluíram essas disciplinas. Porém, devido a problemas nos repasses de recursos de custeio fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  a direção do Instituto UFC Virtual precisará cancelar as disciplinas extras/irregulares. 

Diante disso, comunico o cancelamento das seguintes disciplinas: Gestão de  Operações e Logística I; Legislação Tributária e Comercial; Matemática Financeira e Análise de Investimento; Seminário Integrador: Educação a Distância, permanecendo as disciplinas do semestre regular, Matemática para Administradores e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Agradeço a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Juliana Ladeira
Secretária do Curso de Administração Pública a Distância UAB/ UFC  sec_gestaopublica@virtual.ufc.br


Reabertura de Matrícula 2020.2

A partir de hoje (23) e até o dia 27 de março os alunos podem solicitar a reabertura de matrícula, seguindo o que está previsto no calendário. Estes documentos serão recebidos exclusivamente por e-mail. Os alunos devem enviar o requerimento disponível em http://ead.virtual.ufc.br/wp-content/uploads/2018/01/FormReaberturaMatricula.pdf, preenchido e digitalizado em formato pdf para os emails das respectivas secretarias dos cursos, no caso da Administração Pública: sec_gestaopublica@virtual.ufc.br.  
 
Ressalto que, junto ao requerimento, deverá ser anexado o histórico acadêmico.

Caso o pedido seja deferido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a coordenação do curso irá elaborar um plano de estudos.

Somente após esse procedimento a matrícula é reaberta e o aluno passa a ter acesso à efetivação de sua matrícula.

Peço que NÃO enviem fotos, pois isto valerá como documento e muitas vezes não ficam legíveis ou bem enquadradas, além de serem enviadas em formato diferente do solicitado acima (.pdf).
 
Atenciosamente,
Juliana Ladeira
Secretária do Curso de Administração Pública a Distância UAB/ UFC
sec_gestaopublica@virtual.ufc.br

 

OFERTA 2020.1.

Prezados alunos,

Segue a oferta de disciplinas para o semestre 2020.1 do Curso de  Bacharelado em Administração Pública a Distância

Matrícula: 07 a 10/01/2020

Ajuste: 15 a 17/01/2020

É importante ressaltar que as matrículas devem ser realizadas, exclusivamente, no SIGAA (https://si3.ufc.br/sigaa/verTelaLogin.do) pelo próprio aluno. O acesso ao SIGAA é realizado com o mesmo login e senha utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, SOLAR.

Clique aqui: Oferta BAGP 2020.1.  

Qualquer dúvida, estou a disposição!

Atenciosamente,
Juliana Ladeira
Secretária do Curso de Administração Pública a Distância UAB/ UFC
(85) 3366.9509

DOCUMENTAÇÃO PARA COLAÇÃO DE GRAU – 2019.2

Prezados concludentes,

A cerimônia de colação de grau ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2020.

O formulário ficará disponível para preenchimento até dia 10 de dezembro de 2019

A ficha de solicitação de diploma  e seus anexos devem vir para secretaria acadêmica através do malote, pois estes documentos têm outra finalidade e serão encaminhados a outro setor da Universidade. A solicitação de diploma consiste no formulário, preenchido, acompanhado dos seguintes documentos: fotocópia simples, frente e verso, do documento de identidade; fotocópia simples do certificado de reservista; certidão de nada consta da Biblioteca Universitária; certidão ou comprovante de quitação eleitoral; fotocópia da certidão de nascimento, APENAS se houver divergência na acentuação e/ou cedilha entre o seu RG e o nome que consta na Certidão.

O nada consta da biblioteca pode ser solicitado através do e-mail bu@ufc.br.

Os alunos devem entregar a solicitação de diploma no polo de ensino ou nas secretarias dos cursos, caso residam em Fortaleza, ou em município próximo. Ressalto que a entrega dos formulários deverá ser realizada até dia 10 de dezembro.

É muito importante que os alunos atualizem seus dados no SIGAA conforme preenchimento do formulário, para evitar erros nos diplomas. No portal do discente, ao lado do local da foto, há a opção de atualizar dados pessoais. 

Qualquer dúvida, estou a disposição!

Atenciosamente,
Juliana Ladeira
Secretária do Curso de Administração Pública a Distância UAB/ UFC
(85) 3366.9509

OFERTA 2019.2

Prezados alunos,

Para amplo conhecimento, segue abaixo a oferta de disciplinas  e a oferta extra para matricula do semestre 2019.2 do curso de Bacharelado em Administração Pública, modalidade à distância.

O período de matricula acontecerá de 09 a 12 de  julho. O período de ajuste será de 17 a 19 de julho.

É importante ressaltar que as matrículas devem ser realizadas, exclusivamente, no SIGAA (https://si3.ufc.br/sigaa/verTelaLogin.do) pelo próprio aluno. O acesso ao SIGAA é realizado com o mesmo login e senha utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, SOLAR.

ARQUIVOS:  Oferta de disciplinas para matricula do semestre 2019.2 –BAGP

Atenciosamente,

Juliana Ladeira

Secretária do Curso de Administração Pública a Distância UAB/ UFC

(85) 3366.9509

Seleção de Tutor Presencial

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), convoca os interessados para seleção de Tutor Presencial para acompanhamento do Curso de Bacharelado em Administração Pública a Distância, para o polo de QUIXADÁ.  

As inscrições, exclusivamente on-line, estarão abertas do dia 20 a 27 de março de 2019. Para maiores informações, acesse o edital.

OFERTA 2019.1

Caros alunos,

Segue oferta de disciplinas para o semestre 2019.1 do curso de Bacharelado em Administração Pública a distância.

Matrícula: 08 a 11 de janeiro

Ajuste: 16 a 18 de janeiro

Início do período letivo 2019.1: 12 de fevereiro

Atenciosamente,

Secretaria Acadêmica dos Cursos de graduação a distancia UAB/UFC.

(85) 3366.9509

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prezados,

A secretaria do Curso de Administração Pública, em decorrência dos inúmeros questionamentos, vem esclarecer por meio desta nota que a extinção citada em notícia anterior refere-se ao CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS e NÃO ao Curso de Administração Pública.

As disciplinas mencionadas no aviso “Remoção da Oferta do Curso de Administração EAD”, são disciplinas pertencentes ao CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EAD, este sim está em processo de extinção. O informe foi encaminhado aos discentes do curso Administração Pública EaD porque alguns alunos se matricularam em disciplinas do curso de Administração de Empresas EaD.

• Ressalto que o CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PERMANECE COM SUAS ATIVIDADES NORMALMENTE.

Atenciosamente,

Juliana Ladeira

Secretária dos Cursos de Administração e de Administração Pública a Distância UAB/ UFC

(85) 3366.9509

 

Remoção da Oferta do Curso de Administração EAD

Caros,

Informo que as disciplinas: Elaboração e Administração de Projetos, Operações e Logística, Pesquisa Operacional, Seminário Temático III: Psicologia, Seminário Temático IV: Antropologia, ofertadas no Curso de Administração EAD, serão canceladas, pois o curso está em processo de EXTINÇÃO.

Os alunos do curso de Administração Pública que estão matriculados nessas disciplinas serão removidos imediatamente e deverão aguardar a(s) oferta(s) em seu curso de origem em momento posterior.

Atenciosamente,

Juliana Ladeira

Secretária dos Cursos de Administração e de Administração Pública a Distância UAB/ UFC

(85) 3366.9509

ENADE 2018

Prezados Concludentes do Curso de Administração Pública EaD,

Segue lista dos estudantes inscritos no ENADE 2018. (Arquivo atualizado em 29/08/2018).

Por obrigação são inscritos os ingressantes e os concludentes de 2018. Sendo assim, peço que cada aluno confira se seu nome está nesta lista e em seguida entre no site: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index o mais breve possível, para confirmar se de fato estão inscritos, utilizando o nº do CPF, e realizar o cadastro.

Ressalto que somente colarão grau os concludentes que fizerem o CADASTRO, responderem ao QUESTIONÁRIO e fizerem a PROVA em novembro.

O cadastro é feito pelo aluno, inclusive se este aluno precisa de atendimento específico ou especializado.

Fiquem atentos aos prazos e demais avisos a fim de evitar transtornos futuros. No mesmo link é possível obter maiores informações clicando em “Orientações gerais”.

A seguir, confira as principais datas do ENADE 2018

25 de junho a 6 de julho – Verificação de acesso ao Sistema Enade
2 de julho a 12 de agosto – Enquadramento dos Cursos / Inscrições dos Estudantes Ingressantes e Concluintes Habilitados
13 a 31 de agosto – Retificação de Enquadramento e de Inscrições
14 de agosto a 21 de novembro – Cadastro dos Estudantes Concluintes
14 de agosto a 3 de setembro – Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico
3 de setembro a 21 de novembro – Preenchimento do Questionário do Estudante
4 a 10 de setembro – Solicitação de Atendimento por Nome Social / Indicação do curso pelo Estudante de Dupla Graduação
9 de novembro – Divulgação dos Locais de Prova
25 de novembro – Aplicação do Exame
26 de novembro a 7 de dezembro – Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso
2 de janeiro de 2019 – Divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular / Declaração de responsabilidade da IES
2 a 31 de janeiro de 2019 – Solicitação de Dispensa de Prova por iniciativa do Estudante / IES
2 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 – Análise e deliberação, pelas IES, das solicitações de dispensa registradas pelos estudantes
2 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019 – Análise e deliberação, pelo Inep, das solicitações de dispensa registradas pelas IES
4 a 22 de fevereiro – Interposição de recurso relacionado a solicitações de dispensa por iniciativa do estudante e indeferidas pela IES / Interposição de recurso relacionado a de dispensa por iniciativa da IES e indeferidas pelo Inep
A partir de 30 de agosto de 2019 – Divulgação dos resultados.

Atenciosamente,

Juliana Ladeira
Secretária do Curso de Bacharelado em Administração Pública a Distância – UAB/UFC
UFC Virtual, Campus do Pici, bloco 901
Telefone de Contato: 3366-9509

OFERTA 2018.1

Caros alunos

Segue anexada a oferta de disciplinas para o semestre 2018.1 do curso de Bacharelado em Administração Pública a distancia, cujo início do período de matricula está previsto para 23 a 26/01/2018.

Arquivo atualizado em 23/01/2018.

Clique aqui.  

Atenciosamente,

Secretaria Acadêmica Cursos de graduação a distancia UAB/UFC.